Um pouco de história
Sumaré, 1988
Inaugurado em Junho de 1988, o “Campo de Provas Pneus Pirelli” construído em Sumaré (SP) foi o primeiro campo de provas de um fabricante de pneus na América Latina e na época, as instalações foram desenvolvidas especialmente para a realização dos mais rigorosos testes para a indústria automobilística, funcionando como um laboratório outdoor.
Na área de 200 mil metros quadrados, foram realizados testes de pneus de automóveis, camionetas, motos, quadriciclos, ônibus, caminhões, veículos agrícolas e industriais, bicicletas e ainda pneus de competição.
O complexo reunia pistas on e off road compostas por diversos tipos de superfície, com diferentes inclinações e traçados para testar os pneus nas mais severas e rigorosas condições de uso.Para proporcionar maior precisão às análises, o espaço contava com uma “pista de vidro”, onde se analisava a área de contato dos pneus em teste Abaixo do vidro, uma câmera especial de alta velocidade captava todos os pontos de contato do pneu com o solo e, assim, fornecia informações aos engenheiros na análise de desempenho do pneu.
Em 2000 o Campo de Provas foi inteiramente renovado, recebendo novo asfalto e sistema de irrigação automática. Na época, era a única pista no mercado com um moderno sistema de irrigação computadorizado que permitia controlar a espessura da lâmina de água em todo percurso e, assim, medir o desempenho de veículos em condições de chuva, simulando desde situações de uso em trajetos úmidos até pistas alagadas.
- Pista de Conforto Vibracional (Comfort)
- Pista de Dirigibilidade (Handling)
- Pista de Frenagem e Aquaplanagem em Retelíneo
- Pista Circular (Steering Pad)
- Pista Tratividade (Rampas)
- Pista de Vidro
- Pista para Prova de Impacto Contra a Guia
- Trecho para Aquaplanagem em Curva
Visão panorâmica
Todos os trechos do complexo de pistas podiam ser monitorados de uma torre de 25 metros de altura. Com visão panorâmica e estrutura para acomodar grandes equipes, a Torre de Controle era um ponto de controle visual de todas as provas realizadas pelos engenheiros e técnicos da Pirelli e onde eram recebidos os sinais telemétricos e análise dos resultados dos testes. Lá, eram processados em tempo real centenas de informações originadas por sensores instalados nos veículos em teste.
Um edifício de serviços onde estavam localizados os escritórios e as oficinas para preparação dos veículos de testes, estacionamento e heliponto também faziam parte da estrutura do complexo.
Um pouco de história
O “Campo de Provas Pneus Pirelli” contava também com uma área para realização de eventos e por muitos anos atendeu os mais diversos tipos de atividade, tais como: lançamento de produtos, test-drives, cursos de direção defensiva, treinamentos, etc. A estrutura contava com um quiosque que foi muito utilizado em apresentações e almoços, uma bela área externa onde foram construídos inúmeros estandes e uma sala de apresentações onde os convidados eram recebidos com muito conforto.
As operações em Sumaré encerraram no final de 2018, quando toda a equipe de Engenharia Pirelli foi transferida para o recém construído Circuito Panamericano, também no interior de São Paulo, na cidade de Elias Fausto.
Veja abaixo em números a grandiosidade do Circuito Panamericano comparado ao complexo de Sumaré:
Campo de Provas Sumaré | Circuito Panamericano | Crescimento % | |
---|---|---|---|
Ano de inauguração | 1988 | 2021 | --- |
Investimento | n/d | R$ 90 MM | --- |
Km de Pistas | 6 | 22 | 267% |
Pistas Independentes | 2 | 7 | 250% |
Diferentes Tipos de Superfície | 6 | 24 | 300% |
Quantidade de Testes Possíveis Simultaneamente | 4 | 12 | 200% |
Área Total em m² | 200.000 | 1.650.000 | 725% |
Área Asfaltada em m² | 30.000 | 205.000 | 538% |
Área Molhada em m² | 17.000 | 32.000 | 88% |
Maior Reta Disponível em Metros | 780 | 1.300 | 67% |